dabadaba, down, dobidu, down, down...


























 
Archives
<< current













 
Quer dar palpite?
Sou toda ouvidos

Female/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Cerqueira César, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Cerqueira César, Portuguese, English, Female, 26-30.




Listed on BlogShares

Ei, o chefe chegou? Clique aqui!! Reading blogs at work? Click to escape to a suitable site!

Porta-retrato
Cozinha
Varanda
Home theater
Sala de música
Mesinha de telefone
Vizinho encrenqueiro
Mesa-redonda
Hall de entrada
Notebook
Canivete
Prancheta
Maleiro
Sótão
Moedor de pimenta
Spot de luz
Lata de lixo
Espremedor de limão
TV de tela plana
Sofá
Lixa de unha
Fruteira
Pingüim de geladeira
Casa de praia
Quintal



















saindo de casa...
 
22.7.03  
Vivendo e aprendendo

Coisas que devem ser vistas quando se procura apartamento:
- Se bate sol -- pode parecer pouco importante, mas apartamento sem sol junta mofo, cheira mal e dá uma rinite danada. Uma dica é verificar se é a face norte, aí bate sol o dia inteiro. O sol da manhã é bactericida, mas o da tarde é mais quentinho. Em São Paulo, para saber se um apartamento é face norte, tome a Av. Paulista de referência. Abaixo dela, é face norte se a frente do apartamento der para a avenida. Acima, obviamente, o apartamento tem que estar "de costas" para a dita-cuja.
- Se é primeiro ou último andar -- primeiro andar, a pressão da água se acumula ali e o encanamento estoura mais facilmente. Último andar e cobertura podem ter problemas de infiltração e o condomínio não costuma arcar com essa despesa.
- Verifique o número de tomadas. Apartamento antigo costuma ter poucas tomadas por cômodo. Se você pretende fazer um home-theater ou um escritório, vai precisar refazer a parte elétrica.
- Armários são importantes. Quanto mais portas de armário embutido melhor. Não se preocupe se as portas forem feias, isso é fácil de trocar. Verifique a parte interna deles, isso sim custa caro. Preste atenção se tem aqueles furinhos e pozinhos típicos de cupim.
- Apartamento com mancha de infiltração, só se você já estiver a fim de fazer uma daquelas senhoras reformas.
- Se tiver carpete e você for alérgico (que nem eu), faça questão de verificar se tem piso embaixo dele. Não se fie em conversa de corretor. Olhe mesmo.
- O banheiro pode até não ter janela, mas tem que ter duto de ventilação. Eu pessoalmente, acho banheiro sem janela um horror, mas...
- Área de serviço. Tem umas "integradas" com a cozinha, mas elas precisam ter o espaço mínimo para se colocar um varal e uma tábua de passar, além de, é claro, uma máquina de lavar. Ou você vai passar o resto da vida lavando roupa na casa da mamãe??
- Pense no que você gosta de fazer em casa. Se é um gourmet, vai querer uma cozinha espaçosa. Passa horas no banho?? Tem uns banheiros do tamanho de um bidê por aí, cuidado.
- Vagas de garagem. Apartamento antigo dificilmente tem vagas suficientes-- se for esse o caso, que pelo menos exista estacionamento na vizinhança. É sempre legal dar uma olhada na garagem, ver qual é a vaga. Verifique se é demarcada. Se não for, que pelo menos elas não sejam duplas, ou seja, um vizinho pode bloquear seu carro e nesses casos, o condomínio precisa de garagista. Mais despesa. Se for demarcada, pergunte se tem sorteio periódico das vagas. Ah, a vaga precisa ter escritura, viu?
- Perguntar preço de condomínio é básico, mas não esqueça de ver quanto morre com IPTU.
- Não custa perguntar como são os vizinhos.
- Eu sempre pergunto, quando posso, porque a pessoa está saindo de lá. Sabendo ler nas entrelinhas, a informação pode ser preciosa.
- Tem sempre o grande dilema: prédio novo, com playground, piscina, churrasqueira, lounge, sala de ginástica, condomínio barato e áreas úteis ridículas. Prédio velho, condomínio caro, só salão de festas e olhe lá, mas espaço para dar e vender. Vai do que cada um prefere e pode pagar.
- Dica importante para bairros badalados: passe à noite por lá, veja como é freqüentado, se tem muito barulho, se a rua fica cheia, se estacionam em frente de garagem...
- Rua de feira é um saco, não preciso nem dizer. Mas rua com Zona Azul também é bem chato.
- Não caia no conto do apartamento-reformado-não-precisa-fazer-nada. 99% das vezes você não vai gostar da reforma que foi feita. E de sinteco no piso e tinta nas paredes ninguém escapa. Daí, para querer colocar um gesso, fazer umas prateleiras, trocar azulejo do banheiro, é um pulo.

(Participação especial da minha-amiga-arquiteta Renata).

10:48 Classificados:

 
This page is powered by Blogger.